domingo, 17 de julho de 2016

São Luís, meu sonho!





Silvia Oliveira, Matraqueando, in 12 set 2012




Não busque em São Luís do Maranhão o que você não pode encontrar em… São Luís do Maranhão. A cidade Patrimônio da Humanidade não tem a cara de Ouro Preto nem o charme de Tiradentes. Não tem as praias de Maceió nem a gastronomia de Salvador.



Entenda, o que São Luís tem é importância e reconhecimento. Já se a cidade sabe dar valor a isso… é outro conto. O Centro Histórico reúne mais de 3 mil imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual. Boa parte entrou na lista da UNESCO pelo conjunto arquitetônico português.



Se Caetano tivesse se inspirado numa cidade para compor Dom de Iludir, a escolhida teria sido a capital do Maranhão, porque só ela sabe a dor e a delícia de ser o que é. Sobrados em ruínas ou becos suspeitos — qualquer canto rende uma imagem, força uma lembrança ou deixa uma cicatriz.



Mesmo com alguma revitalização, o centro histórico sofre com o descaso, a sujeira e a pouca preservação. Mas eu não vim atrás de uma réplica de uma cidade histórica mineira.





Eu buscava a São Luís do Bumba Meu Boi, do Tambor de Crioula, dos azulejos descascados, da arte do Nhozinho, do guaraná cor de rosa, dos cofos de palha, do arroz de cuxá e da torta de camarão. E ela está lá, exatamente como eu gostaria de encontrar.





Claro que no meu primeiro dia na cidade eu desconjurei até a 15ª geração da Família Sarney. Fica aquele sentimento de indignação. Por que não há uma política pública eficiente para dar pelo menos uma mão de tinta nesse amontoado de casarões e solares? Depois, não que venha a conformidade, mas você se acalma com um bem maior, o próprio maranhense.



Então, faça assim, quando vier para cá não busque o que você não pode encontrar. Tente achar a capital do Maranhão para se surpreender. Aproveite e traga seu bom humor de presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário