domingo, 24 de dezembro de 2017

Água chegando na seca



Águas do São Francisco chegam ao primeiro reservatório do Eixo Norte do Projeto




Segurança hídrica
Nessa segunda-feira (11), a água chegou ao reservatório Tucutu – primeiro do eixo – situado após sete quilômetros da primeira estação de bombeamento, em Pernambuco
por Portal Brasil publicado: 11/09/2017 20h01 última modificação: 03/10/2017 16h11
Arquivo/PAC
Segundo ministro, até o fim do primeiro semestre de 2018, as águas estarão na última estrutura do Eixo Norte


Itens relacionados

As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco devem chegar ao município de Jati (CE) até janeiro de 2018. Até lá, o projeto já terá atendido Pernambuco e seguirá rumo à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. 

Nessa segunda-feira (11), as águas chegaram ao reservatório Tucutu – primeiro do eixo – situado após sete quilômetros da EBI-1. Foram abertas as comportas desse açude, para que as águas avancem pelos canais até o reservatório Terra Nova, completando 45 quilômetros com água no Eixo Norte.

"A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2018 as águas estejam na última estrutura do Eixo Norte em direção ao estado potiguar”, explicou o ministro da pasta, Helder Barbalho. O ministro vistoriou o andamento das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte que passa por Ceará e Pernambuco.

Em Cabrobó (PE), as equipes técnicas do ministério acompanharam os serviços na primeira estação de bombeamento (EBI-1), responsável por impulsionar as águas do Velho Chico por mais 43,9 quilômetros subsequentes até chegar ao reservatório Terra Nova, no mesmo município. O enchimento das estruturas nesse trajeto deverá ser finalizado em até 15 dias.

Estação de bombeamento
A EBI-1 tem capacidade de elevar a água a 36 metros – altura similar à de um edifício de 12 andares. Também é composta por dois conjuntos de motobomba que, juntos, pesam mais de 200 toneladas, o equivalente a 200 veículos populares. As Estações de Bombeamento são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Eixo Norte possui três estações distribuídas ao longo de 260 quilômetros de extensão – EBI-1, EBI-2 e EBI-3.

Juntas, as três EBs vão impulsionar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. O Eixo Norte abrange a construção de 15 reservatórios, oito aquedutos, três túneis, canais, além das estações.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário