segunda-feira, 25 de março de 2019

Governado certifica curso


Governo certifica mais de 120 pessoas em curso de Cuidador Familiar de Idosos
25/03/201910H 23


Aulas foram realizadas no Instituto de Ensino Superior Franciscano (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, certificou na última semana mais 129 participantes do curso de Cuidador Familiar de Idosos. O curso, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), é parte da programação oferecida pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), integrado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev.

É a primeira edição do curso em 2019. A parceria com a prefeitura, por meio do Instituto de Previdência do Município de Paço do Lumiar (PrevPaço), disponibilizou espaço para a formação, que aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf) e inscreveu os cursistas. A equipe técnica é formada por profissionais do PAI.
A solenidade de certificação dos cursistas contou com a presença do presidente do Iprev, Joel Benin; da primeira-dama do município de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa; do secretário de Direitos Humanos, José Vale; e do superintendente do PrevPaço, Carlos Antônio Sousa.

Joel Benin destacou a importância da parceria, que possibilitou expandir a formação. “O governador Flávio Dino tem um carinho muito grande pelas atividades que são promovidas no PAI, e recomendou que essas ações fossem fortalecidas. Isso inclui expandir as nossas atividades, a exemplo do que foi feito agora com este curso, que é uma referência importante. Agradecemos à prefeitura de Paço do Lumiar pela parceria”, disse o presidente do Iprev.

A primeira-dama Núbia Feitosa ressaltou a importância do papel do cuidador. “Agradeço a todos vocês que participaram desta formação, dedicando o seu tempo e abdicando de momentos de lazer em prol do cuidado. Cuidado é amor, é tolerância e solidariedade”, afirmou,

Voltado para iniciar a profissionalização de cuidadores de idosos em domicílio, a formação tem carga horária de 20h e certificou 380 pessoas só no ano passado. A formação é gratuita e dá direito a certificado. As aulas abrangem aspectos técnicos da rotina da pessoa idosa, como higiene e cuidados com o sono e a alimentação, e também tratam da conduta do cuidador com a família e o respeito aos direitos das pessoas nessa faixa etária. Há também um módulo de preparação para o mercado de trabalho.

A dona de casa Marinês Moreira de Jesus, 52, pretende usar os conhecimentos adquiridos para se reposicionar no mercado de trabalho. “Para mim, foi um aprendizado enorme e creio que todos os que estão aqui pensam da mesma forma. Levo hoje de aqui uma experiência enorme para poder procurar emprego muito mais preparada”, garantiu.

Já Cláudia Regina Marque Garcez, 48, fez o curso em busca de maneiras de melhor atender os pais, que já são idosos. “Achei produtivo, me deu um esclarecimento muito grande. Aqui aprendi a escolher melhor a alimentação deles, a ter mais paciência. Foi gratificante”, elogiou.

segunda-feira, 11 de março de 2019

OBRAS DO GOVERNADOR DO MARANHÃO

21 de novembro de 2018 às 13:39



Flávio Dino defendeu a reposição de perdas de repasse durante o governo atual, de Michel Temer. (Foto: Divulgação)


O governador Flávio Dino participou, na manhã desta quarta-feira (21), de reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, na sede da Representação do Ceará, em Brasília. Participaram líderes dos Executivos, atuais e eleitos, além do presidente do Senado, Municio Oliveira. Em pauta, uma agenda comum de interesses dos estados a ser apresentada à nova gestão do governo federal.

O governador Flávio Dino defendeu que a pauta prioritária para a região Nordeste é a recuperação do crescimento econômico. “O centro da agenda não pode ser a paralisia da economia. Tem que ser o crescimento da economia, geração de oportunidades e, para isso, obras federais são fundamentais para que o Brasil volte a crescer”, defendeu.

Dino também defendeu a reposição de perdas de repasse durante o governo atual, de Michel Temer. “Tivemos uma perda acentuada de receitas nos últimos anos por parte do Governo Federal, no que se refere a arrecadação de Imposto de Renda e IPI (Imposto sobre produtos industrializados). Isso impactou muito fortemente os fundos de participação”, ressaltou.

“No caso do Maranhão, representou uma perda de R$ 1,6 bilhão nos últimos três anos. Precisamos encontrar uma agenda que reponha esses recursos que são fundamentais para a manutenção de serviços públicos”, acrescentou Flávio Dino.

Durante o evento, eles formularam uma Carta de defesa dos interesses dos estados nordestinos, para amenizar os efeitos da crise econômica nacional. Entre os itens discutidos, estão a retomada dos investimentos federais na região, especialmente as obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional; geração de empregos; celebração de um pacto nacional de segurança pública: desbloqueio das operações de créditos dos Estados; divisão dos recursos da cessão onerosa do pré-sal, Fundo de Participação dos Estados (FPE); securitização das dívidas dos entes federados; e recomposição do Programa Mais Médicos.


Apoio do presidente do Senado
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, defendeu mais isonomia na destinação de recursos federais, para termos uma República realmente federada. “As pessoas vivem nos estados e nos municípios, e Brasília representa um poço de recursos federais represados, onde os governadores e prefeitos vivem com pires na mão pedindo socorro, daquilo que eles têm direito”, disse.

“É correto fazer a partilha com estados e municípios que, assim como a União, também passam por dificuldades. Precisamos repartir o bolo não apenas do sofrimento, mas também dos recursos”, defendeu Eunício Oliveira.

Os pontos defendidos pelos governadores nordestinos serão apresentados à equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro, no dia 12 de dezembro, durante o Fórum de Governadores do Brasil.